SOTEPP –

Unit abre seleção para Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas

Responsive image

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para a primeira turma do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas. O objetivo é formar mestres capazes de construir reflexões e pesquisas interdisciplinares que coloquem em discussão os processos de produção de saberes e os seus efeitos sobre as relações com a sociedade, as tecnologias e as políticas públicas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7 de março (clique aqui e confira o edital).

Podem participar do processo seletivo portadores de título de nível superior das diferentes áreas do conhecimento, que se proponham a constituir um espaço adequado para o desenvolvimento de capacidades criativas, proporcionando resultados de interesse social, ambiental e tecnológico, profissional e acadêmico, integrados direta ou indiretamente com políticas públicas.

Das 15 vagas ofertadas, sete são destinadas prioritariamente aos professores das instituições do Grupo Tiradentes que atendam aos requisitos e pontuações previstos no edital, como parte do Programa de Qualificação Docente. Caso não sejam preenchidas, serão distribuídas entre outros candidatos aprovados no processo seletivo, de acordo com a ordem de classificação.

As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa. A primeira delas, “Tecnologia, Ambiente e Sociedade”, visa aprofundar a reflexão crítica interdisciplinar sobre as relações que permeiam o debate contemporâneo; busca desenvolver pesquisas em temas como tecnologias sociais e processos industriais, sustentabilidade e ecologia humana, planejamento territorial e qualidade democrática; e aborda questões relativas ao desenvolvimento e à sustentabilidade, indagando as interações do Estado com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades humanas em ambientes urbanos e rurais. Além disso, discute temáticas correlatas, como os ordenamentos e planejamentos territoriais e ambientais, o gerenciamento de recursos naturais e os conflitos socioambientais, relacionando-os às políticas públicas.

Já a linha de pesquisa “Sociedade, Território e Políticas Públicas” articula os estudos das transformações sociais em suas dimensões cultural, territorial e política, e reflete sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e Estado. Visa discutir o problema da desigualdade e seu papel na construção do espaço público republicano a partir de estudos culturais, históricos e de memória social, dando ênfase ao debate contemporâneo sobre identidade, gênero, patrimônio, diversidade cultural, imaginário, economia, tecnologias sociais, como também ao acesso à justiça, à saúde coletiva, aos controles democráticos e ao planejamento, à universalização dos direitos de cidadania no âmbito das políticas públicas e das demandas coletivas, difusas e individuais.

Para saber mais sobre o Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Unit AL, clique aqui.

Confira os anexos aqui:

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Topo