SOTEPP –

Grupos de Pesquisa

Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde

Líderes: Prof. Dr. Diego Freitas Rodrigues e Profa. Dra. Janaína Accordi Junkes

O Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde objetiva apoiar e promover estudos interdisciplinares em torno das Políticas Públicas envolvendo as áreas de Avaliação de Impactos Ambientais, de Bioética e Comportamento, da Gestão de Resíduos e da Saúde Baseada em Evidências. Desta forma, objetiva-se: (1) promover estudos interdisciplinares e comparativos envolvendo as áreas de Avaliação de Impactos Ambientais e Políticas Públicas com ênfase no Licenciamento Ambiental; (2) a análise bioética de comportamento envolvendo temas de pesquisa em saúde e ambiente; (3) avaliar agravos relacionados à saúde, por meio da transdisciplinaridade e com enfoque biopsicossocial e ambiental, em métodos epidemiológicos e da saúde baseada em evidências; (4) avaliar por meio de estudos os impactos da geração de resíduos oriundos de empreendimentos em diversas escalas e a elaboração de metodologias para reaproveitamento desses resíduos como matérias primas alternativas.


Grupo de Pesquisa Nordestanças

Líderes: Prof. Dr. Walcler de Lima Mendes Junior e Profa. Dra Juliana Michaello M. Dias (UFAL)


Laboratório Interdisciplinar de Inovação em Organizações e Políticas Públicas (LABIPOL)

Líder: Profa. Dra. Lorena Madruga Monteiro


Observatório de Democracia e Interdisciplinaridade – ODIn

Líder: Profa. Dra. Vivianny Galvão

O Observatório de Democracia e Interdisciplinaridade (ODIn) é um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Nossas linhas de pesquisa são: (1) Democracia, Direito e Justiça, (2) Interdisciplinaridade e Políticas Públicas e (3) Saúde e Direitos Humanos. O Odin tem trabalhado intensamente no campo dos direitos humanos, a partir do pensamento interdisciplinar e do pressuposto democrático, analisando políticas públicas e o papel do direito e da justiça. O grupo se compromete com a Agenda 2030 das Nações Unidas, localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas pesquisas desenvolvidas.   
Estamos no Instagram @odin.pesquisa e no Youtube no Canal do ODIN.

Grupo de Pesquisa Narradores

Líder: Profa. Dra. Jesana Batista Pereira

As Repercussões dos trabalhos do Grupo se alinham em investigar e produzir Narrativas a partir de suportes como cinema, fotografia, literatura, etnografias, historiografias, teatro, música e artes plásticas. As investigações e produções dialogam com falas de sujeitos que se localizam tanto no território da cultura popular quanto no território das expressões da arte intelectual, burguesa, urbana e de grupos subalternos, se estendendo aos sujeitos pares dos espaços acadêmicos. Pretende provocar discussões sobre escopos de ordem teórica, metodológica e empírica, evidenciando discursos e conhecimentos em contextos hegemônicos e não hegemônicos. Investiga formas de produção de gêneros narrativos com o objetivo de trazer novas contribuições à nossa arquitetura do conhecimento.


Grupo de Pesquisa Marcadores Sociais da Diferença

Líder: Profa. Dra. Daniela do Carmo Kabengele

O Grupo de Pesquisa Marcadores Sociais da Diferença é voltado para o estudo de questões raciais, de gênero, sexualidade, saúde-doença, tecnologia assistiva para pessoas com deficiência e CT&I. Constituído por pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, o Grupo reúne competências interdisciplinares. Assim, se por um lado, os estudos permitem refletir teoricamente e metodologicamente a respeito de problemas e processos, por outro, a discussão em torno de soluções é um expediente premente no Grupo.

Topo