SOTEPP –

Unit sedia o 5º Simpósio Imagem e Identidade e Território

Responsive image

O SIIT é um simpósio internacional que ocorre a cada dois anos, ele propõe um debate em torno de questões sobre Imagem, Identidade e Território em que aspectos culturais e políticos se apresentam como centrais e indissociáveis. Sua existência vem a partir da Rede LAIIT, Rede Latino Americana de Identidade, Imagem e Território, formada por participantes do Brasil, da Argentina e do Equador. Ela também possui parcerias com a Universidade do Minho, através da Professora Ana Francisca, que tem estendido nossas atividades até Portugal, onde está previsto para o ano de 2016, atividades em pesquisa comparada sobre cultura popular no Brasil e Portugal.

O 5º Simpósio Imagem e Identidade e Território dá continuidade às edições anteriores do Simpósio organizado bianualmente pela Rede Latino-americana Imagem e Identidade e Território, composta pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Nordestanças, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Nordestanças | UFAL) – promotor desta edição do evento; Grupo de Pesquisa Identidade e Território, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPIT|UFRGS); Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GPMC|IPPUR|UFRJ); Laboratório Urbano, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Laboratório Urbano | PPG-AU | FAUFBA); Prof. Dr. Ramiro Rojas, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/Equador) e Grupo de Pesquisa em Desutilidades Urbanas (GPDU- Psi UFF/PUVR).

A Rede LAIIT tem por objetivo debater temas, metodologias e modos de trabalho dos grupos componentes. A produção acadêmica da Rede, em linhas gerais, tem como foco problemáticas identitárias e territoriais, tanto em termos de abordagens históricas, quanto em termos de reflexões de caráter teórico e metodológico, ambas constituídas objeto e interpretadas por meio de problematizações da linguagem em suas formas falada, escrita e imagética, entendidas por sua vez como campos discursivos de criação, interpretação e comunicação.

Confira a programação completa aqui.

 

 

Topo