SOTEPP –

Produção Audiovisual

Cavalhadas de Alagoas

O sertão brasileiro ainda no século XX foi uma região marcada pelo coronelismo, prática que reproduzia a estrutura feudal de dominação. O coronel, equivalente ao senhor feudal, possuía direito de vida e morte sobre tudo e todos que pisavam suas terras. No lugar da polícia, os jagunços, no lugar da lei, os humores do senhor. O documentário apresenta uma prática cultural do sertão brasileiro, no estado de Alagoas: a cavalhada. A cavalhada praticada por vaqueiros e tangerinos, empregados do dono da terra, reproduz jogos de origem medieval que nas cores azul e vermelha remetem aos combates entre cristãos e mouros. Hoje, ao contrário do coronelismo que se adaptou às modernizações do estado, a cavalhada está em declínio e alguns poucos cavaleiros mantêm viva a tradição. Este filme é resultado de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Nordestanças (UFAL|UNIT) no âmbito do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas, um convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT-AL).

Direção: Walcler de Lima Mendes Junior (SOTEPP/UNIT), Pedro Simonard (SOTEPP/UNIT) e Juliana Michaello (UFAL). Ano: 2016.


Cadernos de Viagem | Nepal

FIlme documentário de caráter etnográfico que aborda questões relativas à cultura, religião e política da sociedade nepalesa.
Direção: Walcler Mendes Junior (SOTEPP/UNIT) e Juliana Michaello (UFAL). Duração 30 min. Ano: 2015.


A Lapinha da Dudé

Direção: Walcler Mendes Junior (SOTEPP/UNIT). Ano: 2013.

Topo