SOTEPP –

Nove Pesquisadores Doutores da Unit têm projetos aprovados pela Fapeal

Responsive image

O objetivo do edital é apoiar financeiramente projetos de pesquisa de professores-pesquisadores de Programas de Pós-Graduação Acadêmicos das áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes de instituições sediadas no estado de Alagoas de maneira a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do Estado.

O edital contemplou 41 projetos, dentre eles os projetos dos doutores: Ajibola Isau Badiru, Daniela do Carmo Kabengele, Diego Freitas Rodrigues, Lorena Madruga Monteiro, Pedro Simonard, Ronaldo Gomes Alvim, Verônica Teixeira Marques de Souza, Vivianny Kelly Galvão e Walcler de Lima Mendes Junior.

Cada um dos nove projetos submetidos para o Edital podia ter solicitado até 15 mil reais de investimento. Todos os projetos que concorreram ao Edital foram avaliados por pesquisadores de outros estados brasileiros que possuem Bolsa de Produtividade no CNPq. A Unit AL e seu Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas reconhecem o apoio do Governo do Estado através da FAPEAL e têm a convicção de que os resultados dos projetos contribuirão com a Ciência e a Tecnologia em Alagoas e no Brasil.

Projetos

O professor Ajibola Isau Badiru produziu o projeto intitulado “Diagnóstico do Sistema de Mobilidade e Acessibilidade Viária de Maceió-AL: Contribuições Para Políticas Públicas”, que tem como objetivo investigar o uso e ocupação espacial diante do grau da pressão urbanística e analisará a dinâmica da região urbana de Maceió visando subsidiar o planejamento urbano considerando o sistema de transporte viário da cidade.

Daniela do Carmo Kabengele inscreveu o projeto “Uma Etnografia sobre Mestres de Folguedos Populares de Alagoas e suas Práticas”, que visa investigar folguedos populares de Maceió/AL, de modo a entender essas práticas culturais mais de perto e realizar um inventário de seus elementos (materiais e imateriais) mais significativos.

Diego Freitas Rodrigues apresentou o projeto “Avaliação do Impacto do Desequilíbrio Ambiental Urbano na Distribuição Espacial dos Casos Notificados de Arboviroses nas Regiões Metropolitanas de Maceió, Cuiabá, Belém e Porto Alegre”. Sua proposta pretende identificar, mapear, quantificar e comparar a distribuição espacial e as incidências de casos de arboviroses notificados a partir de 2014 e correlacionar ao número de áreas degradadas urbanas nas Regiões Metropolitanas, caracterizadas por significativa desigualdade intra-metropolitana refletida no índice de desenvolvimento humano – municipal. (MACEIÓ, CUIABÁ, BELÉM E PORTO ALEGRE).

A cientista política Lorena Madruga Monteiro elaborou o projeto “Gastos com Inteligência na Segurança Pública e seu Impacto nos Indicadores de Violência nos Estados Brasileiros (2007-2014)”, que possui o objetivo de analisar e comparar o impacto dos gastos com inteligência na área de segurança pública das unidades subnacionais nos indicadores de violência.

O antropólogo Pedro Simonard inscreveu o projeto “A Reprodutibilidade Sociocultural em uma Comunidade Remanescente de Quilombos no Estado de Alagoas”, que pretende identificar como o reconhecimento e a certificação de uma comunidade remanescente de quilombos geram expectativas de melhoria de vida e modificam, favorecem ou dificultam a vida das famílias que vivem neste território. A comunidade a ser estudada é a Comunidade Quilombola Povoado Ribeiras, localizada no município de Jacaré dos Homens.

Ronaldo Gomes Alvim propôs um estudo sobre  “Condições da Pesca Artesanal Junto à Comunidade de Vila dos Pescadores de Jaraguá-AL”, que objetiva identificar as condições históricas de desenvolvimento humano, econômico e socioambiental existentes na região, bem como os choques culturais, econômicos e ambientais gerados pela perda cultural e suas consequências para as futuras gerações.

A pesquisadora Verônica Teixeira Marques apresentou a pesquisa sobre a “Caracterização das Práticas de Mortes Violentas em Alagoas – 2009/2014”, que tem como objetivo analisar a caracterização das práticas de mortes violentas (delitos de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) em Alagoas no período 2009/2014.

Vivianny Kelly Galvão conquistou aprovação para o projeto intitulado “Transcidadania e Direito Fundamental à Saúde”, que tem como objetivo identificar como a população transgênera em Alagoas percebe a concretização do seu direito à saúde por meio dos serviços prestados pelo SUS.

Por fim, o doutor Walcler de Lima Mendes Junior apresentou o projeto “Mapeamento Sonoro do Sertão Alagoano”, visando mapear a sonoridade do sertão alagoano dividido em territórios naturais, como caatinga, lajedos, serras, resquícios de mata nativa e territórios transformados por ação, ocupação e presença humana, como fazendas, sítios, povoados e municípios sede. O projeto opera na interseção de três campos de saber distintos, propondo um diálogo interdisciplinar entre ecologia, sociologia e etnomusicologia.

 

Topo