SOTEPP –

Mestrado da Unit a um ponto da excelência nacional

Responsive image

“Essa avaliação da Capes é muito significativa para todos os professores e alunos do programa. As questões que foram apontadas identificam que o trabalho está sendo feito com êxito, pois nós fomos bem avaliados em todos os critérios”, analisa a Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora doutora Daniela do Carmo Kabengele.

Um dos pontos importantes para a obtenção do conceito 4 foi o tempo de amadurecimento da equipe docente. “O grupo foi estruturado em 2013, os professores se conhecem bastante e puderam trabalhar por cerca de dois anos, de forma conjunta, com foco nos requisitos da área interdisciplinar da Capes e, principalmente, na busca da excelência e no desenvolvimento regional”, pontua a coordenadora do Sotepp, professora doutora Verônica Teixeira Marques.

Verônica Marques também atribui o sucesso ao trabalho coletivo. “Fizemos um amplo diagnóstico da realidade alagoana e agregamos a experiência do stricto sensu do Grupo Tiradentes, que nos últimos 10 anos consolidou 5 programas próprios de mestrado e doutorado, além de integrar um doutorado em rede no nordeste. Somando ao capital humano já estabelecido na UNIT Alagoas, com o apoio e engajamento de todos, o resultado foi a aprovação do Mestrado com nota 4”.

A avaliação

Os critérios de avaliação da Capes consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. A nota de funcionamento do stricto sensu varia numa escala de 3 até 7. Os programas geralmente são aprovados com nota 3, considerada desempenho médio. A nota 4 significa desempenho muito bom e a 5, nível de excelência nacional. Apenas 11% dos programas de mestrado e doutorado em todo o país têm desempenho equivalente aos padrões internacionais de excelência, com nota 6 ou 7. Todos os programas stricto sensu do Grupo Tiradentes têm nota 4 e 5.

Sobre o Sotepp

O mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da UNIT Alagoas contempla diversas ciências humanas, tecnológicas e sociais aplicadas, conjugando perspectivas que não se encontram reunidas em outros cursos disciplinares e apoiados em outras áreas do conhecimento, como engenharias e saúde pública.

O programa possui duas linhas de pesquisa. A primeira delas é “Tecnologia, Ambiente e Sociedade”, que contempla investigações interdisciplinares em torno dos três eixos de atuação e desenvolve pesquisas em temas como tecnologias sociais e processos industriais, sustentabilidade e ecologia humana, planejamento territorial e qualidade democrática. A abordagem contextualiza de forma inovadora os temas de pesquisa, relacionando-os às políticas públicas.

A segunda linha de pesquisa é “Sociedade, Território e Políticas Públicas”, que articula os estudos das transformações sociais, em suas dimensões cultural, territorial e política, e reflete sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e Estado. As pesquisas contemplam questões relacionadas à identidade, ao imaginário, à economia, às tecnologias sociais, ao acesso à Justiça, à saúde coletiva, aos controles democráticos e ao planejamento, no âmbito das políticas públicas e das demandas coletivas, difusas e individuais.

Topo