SOTEPP –

Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Tecnologia e Políticas Públicas

A área de concentração do mestrado caracteriza-se pela construção de reflexões e pesquisas interdisciplinares que coloquem em discussão os processos de produção de saberes e os seus efeitos sobre as relações com a sociedade, as tecnologias e as políticas públicas. Objetiva-se constituir um espaço adequado para o desenvolvimento de capacidades criativas que proporcionem resultados de interesse social, ambiental e tecnológico, profissional e acadêmico, integrados direta ou indiretamente com políticas públicas. As investigações contemplam duas perspectivas complementares:

Linha 01 – Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Esta linha de pesquisa contempla investigações interdisciplinares em torno de três eixos de atuação: tecnologia, ambiente e sociedade. Desenvolve pesquisas em temas como tecnologias sociais e processos industriais, sustentabilidade e ecologia humana, planejamento territorial e qualidade democrática. A abordagem contextualiza de forma inovadora os temas de pesquisa, relacionando-os às políticas públicas.

Linha 02 – Sociedade, Território e Políticas Públicas

A linha articula os estudos das transformações sociais, em suas dimensões cultural, territorial e política e reflete sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e estado. As pesquisas contemplam questões relacionadas à identidade, ao imaginário, à economia, às tecnologias sociais, ao acesso à justiça, à saúde coletiva, aos controles democráticos e ao planejamento, no âmbito das políticas públicas e das demandas coletivas, difusas e individuais.

Topo