SOTEPP –

Grade Curricular - Doutorado

A duração do Curso de Doutorado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas será de 48 meses e mínima de 36 meses e sua admissão será realizada anualmente por meio de processo seletivo regulamentado em edital. O discente do doutorado deve integralizar 900h (60) créditos, distribuídos da seguinte maneira:

Disciplinas (40 créditos):
a) Dezesseis (16) créditos em disciplinas obrigatórias (04 disciplinas);
b) Dezoito (18) créditos em disciplinas optativas (06 disciplinas);
c) Dois (2) créditos em disciplina de Seminário Temático;
d) Quatro (4) créditos em disciplina de Atividades Acadêmicas Complementares

Tese (20 créditos):
e) Quatro (4) créditos de Qualificação da Tese;
f) Quatro (4) créditos da Defesa da Tese;
g) Doze (12) créditos de Orientação Dirigida

A disciplina obrigatória de Seminários Temáticos permitirá ao discente o desenvolvimento de tecnologias de pesquisa aplicada, práticas de campo, atividades de inserção na Educação Básica ou outras de extensão, vinculadas a projetos e atividades das linhas do programa. Essa disciplina será ministrada pelo orientador em parceria com outros docentes permanentes, convidados e/ou visitantes nacionais e/ou internacionais.

As disciplinas Atividades Acadêmicas Complementares I e II, permitirão a inserção do discente no âmbito da formação acadêmica, tanto no que se refere à participação em grupos de pesquisas e/ou grupos de estudos, acompanhar defesas de dissertações e/ou teses, acompanhar projetos de iniciação científica, eventos acadêmicos e/ou projetos de extensão vinculados a sua linha de pesquisa, bem como produzir em parceria com os orientadores trabalhos que apresentem resultados parciais de sua pesquisa.

Cada discente terá um orientador da linha de pesquisa do seu projeto e preferencialmente um coorientador que poderá ser de outra linha de pesquisa e mesmo de outros Programas de Pós-Graduação nacionais ou estrangeiros.

O discente poderá solicitar aproveitamento de duas (2) disciplinas optativas em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, sob anuência do orientador.

O discente também poderá solicitar aproveitamento de até três (3) créditos que serão computados como uma disciplina optativa, nos casos de publicação de artigos qualisados conforme indicação abaixo:
A1 a B1 = 3 créditos
B2 e B3 = 2 créditos

Complementa ainda este currículo, uma disciplina de Estágio Docência, obrigatória para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudos de agências de fomento por qualquer período durante o curso (optativa para os demais), para a qual serão atribuídos quatro (4) créditos correspondentes a 60(sessenta) horas/aula.

*Créditos Disciplinas – 40
Obrigatórias – 20 créditos Optativas – 18 créditos
*Créditos Tese – 20
Orientação Dirigida (540h) – 12 créditos
Qualificação (60h) – 4 créditos Defesa (60h) – 4 créditos

Topo