SOTEPP –

Grade Curricular

A duração do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas é de 24 meses e sua admissão é realizada anualmente por meio de processo seletivo regulamentado em edital. O discente do mestrado deve integralizar trinta (30) créditos, distribuídos da seguinte maneira:

Disciplinas (22 créditos):

a)         Onze (11) créditos em disciplinas obrigatórias (3 disciplinas);

b)         Nove (9) créditos em disciplinas optativas (3 disciplinas);

c)         Dois (2) créditos em disciplina de Seminários Temáticos.

Dissertação (8 créditos):

d)         Quatro (4) créditos de Qualificação da dissertação;

e)         Quatro (4) créditos da Defesa da dissertação.

A disciplina obrigatória de Seminários Temáticos permitirá ao discente o desenvolvimento de tecnologias de pesquisa aplicada, práticas de campo, atividades de inserção na Educação Básica ou outras de extensão, vinculadas a projetos e atividades das linhas do programa. Essa disciplina é ministrada pelo orientador ou por qualquer membro do corpo docente, inclusive com convidados e/ou visitantes nacionais e/ou internacionais.

Cada discente terá um orientador da linha de pesquisa do seu projeto e preferencialmente um coorientador que poderá ser de outra linha de pesquisa e mesmo de outros Programas de Pós-Graduação nacionais ou estrangeiros.

O discente poderá solicitar aproveitamento de uma (1) disciplina optativa em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, sob anuência do orientador.

O discente também poderá solicitar aproveitamento de até três (3) créditos que serão computados como uma disciplina optativa, nos casos de publicação de artigos qualisados conforme indicação abaixo:

A1 a B1 = 3 créditos

B2 e B3 = 2 créditos

Complementa ainda este currículo, uma disciplina de Estágio Docência, obrigatória para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudos de agências de fomento por qualquer período durante o curso (optativa para os demais), para a qual serão atribuídos quatro (4) créditos correspondentes a 60(sessenta) horas/aula.

 

Créditos Disciplinas                                   

22 ( vinte e dois)


Créditos Dissertação                                 

8 (oito)


Vagas por seleção                                     

15 (quinze)


Equivalência horas aula/crédito             

Cada crédito = 15 h/a


Carga Horária mínima total                     

450 h/a




Topo