SOTEPP –

4º Semana de Pesquisa

Responsive image

Em sua 4º edição, o encontro proporciona ampliar o debate das atividades realizadas no âmbito interno para públicos de diversos segmentos e instituições de ensino superior de Maceió. A ideia é impulsionar a integração regional, o intercâmbio e a participação de pesquisadores alagoanos por meio de discussões sobre a temática “Ciência e Tecnologia Alimentando Alagoas”.

“A motivação do tema articula-se à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que trouxe, neste ano, o debate da ciência alimentando o Brasil. É um momento de reconhecimento da comunidade acadêmica como reforço e compromisso em expandir a temática para assuntos de ordem nacional. É importante abrir espaço para balanços no campo interdisciplinar e para a reflexão sobre os conhecimentos necessários às práticas científicas”, destaca Daniela Kabengele, coordenadora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Unit.

Durante os três dias de atividades, serão realizadas três conferências magnas sobre os desafios e possibilidades para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Alagoas e na região Nordeste. A condução dos debates fica por conta da formação do capital humano e intelectual como ingredientes principais para ‘nutrir e alimentar’ o potencial científico e tecnológico no Estado.

A expectativa é que a Sempesq reúna neste ano uma média de 1200 participantes, que poderão ainda submeter resumo de seus trabalhos para apresentação oral ou em banner. Os melhores projetos avaliados durante o evento irão compor a edição especial da Revista Cadernos de Graduação – Sempesq 2016.

Pós-graduação

Como parte da programação, a Semana de Pesquisa engloba ainda atividades específicas para o público do Programa de Pós-Graduação (PPG). No formato de mesas-redondas e palestras, os pesquisadores poderão discutir sobre as abordagens das linhas de pesquisa, tendo como base a temática do encontro, no Seminário Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas.

Topo